Artigos e Comunicações

Artigos e Comunicações

Ensino liceal para gente de carteira, cérebros cultos e ensino profissionalizante para cargos subalternos, baixos misteres, Cabo Verde, 1911-1960, Cabo Verde, 1911-1960. Comunicação apresentada no XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – COLUBHE, sobre o tema Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação luso-brasileira, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 21 e 22 de junho de 2016.

O ensino superior em Cabo Verde: fundações e fundamentos. Revista FORGES – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, vol. III, nº 1, 2016, pp. 53-72.

Comunicação “O Museu Virtual da Educação | Cabo Verde: um desafio à salvaguarda do património educativo e cultural” (coautoria Ana Cristina Pires Ferreira), Conferência O Arquivo Histórico de Cabo Verde e os Desafios da Revolução Tecnológica, Praia, Cabo Verde, 26 a 28 de novembro de 2015.

A edificação de uma Universidade num pequeno estado insular: modelos e intenções, Livro de atas da 5ª Conferência do Fórum de Gestão de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa – FORGES, sobre a temática “Autonomia e os modelos de governo e gestão das Instituições de ensino superior”, novembro de 2015.

Museu Virtual da Educação em Cabo Verde: desafios de construção e apropriação do património digital educativo (coautoria Ana Crsitina Pires Ferreora, Novos Desafios para o Ensino Superior após os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, Vol. II, 16 e 17 de julho de 2015, Cidade Velha, Cabo Verde, pp. 127 a 132.

O mito do cabo-verdiano letrado, Revista Estudos Cabo-verdianos, III EIRI – Encontro de Reflexão e Investigação e II MEDIACOM , Universidade de Cabo Verde, 14 e 15 de maio de 2015.

Museus Virtuais da Educação: processos de construção de patrimónios digitais e inovações pedagógicas em Portugal e Cabo Verde (coautoria Maria João Mogarro). II Colóquio de Educação, Politicas e Praxis da Educação em Contextos e nas Perspetivas Pós-coloniais, Universidade de Cabo Verde, 25 de abril de 2015.

O percurso profissional do professor cabo-verdiano, de 1975 à atualidade. Comunicação proferida na cerimónia de celebração do Dia do Professor Cabo-verdiano e no âmbito do 40.º Aniversário da Independência Nacional, 24 de abril de 2015.

A modelação do discurso educativo em Cabo Verde: marcos temporais da exclusão social à educação inclusiva. Atas do 1.º Congresso Cabo-verdiano de Educação Inclusiva em Cabo Verde, 14 e 15 de dezembro de 2014, Universidade de Cabo Verde / Universidade do Minho, CIEd, pp.30 a 53 .

A questão linguística no ensino colonial: imperialismo ou síntese de culturas? Revista Estudos Cabo-verdianos, II EIRI – Encontro de Reflexão e Investigação, 15 e 16 de maio de 2014, pp. 11 a 19.

Percursos de internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde (coautoria Professor Paulino Lima Fortes), 3ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil, 4 – 6 de dezembro de 2013.

O ensino e a investigação em saúde na Universidade de Cabo Verde: oportunidades e desafios para a cooperação internacional no âmbito da CPLP, Abertura solene do ano letivo 2013/14 no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa, no dia 18 de outubro de 2013.

Os estudos de pós-graduação – importância, estratégia e financiamento: o caso da Universidade de Cabo Verde (coautoria Professor Paulino Lima Fortes), 2ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa,  Instituto Politécnico de Macau, China, 6 a 8 de novembro 2012.

O liceu em Mindelo, Cabo Verde: um projeto de cidadania em tempo colonial. In Rituais, espaços & patrimónios escolares. Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – COLUBHE, 12 a 15 de julho de 2012, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (CD-ROM de Atas, p. 1987-2001).

Na procura de novos temas de História Contemporânea: Os Sokols ou Falcões Portugueses de Cabo Verde (1936-1939). In Estudos do Século XXI, nº 11 – Separatas, Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra, 2011, pp. 321-334.

Emigração, cultura letrada e progresso social: Cabo Verde na época republicana, Colóquio Anti-colonialismo e liberdade dos povos numa concepção republicana, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS 20, da Universidade de Coimbra, Uni-CV e Instituto Camões, Mindelo, Cabo Verde, 7 e 8 de outubro de 2010.

A retórica da educação integral e a estética da juventude em contexto colonial, comunicação no Colóquio ‘Os limiares críticos da educação contemporânea’, Universidade de Santiago, Cabo Verde e Sociedade de Filosofia dos Países de Língua Portuguesa, 4 e 5 de junho de 2009. [ver texto digitalizado no menu Livros e Teses].

Saberes, representações e práticas: a escola cabo-verdiana, inícios da centúria passada. In Revista de Estudos Cabo-verdianos. Praia: Universidade de Cabo Verde, 2007, pp. 59-72.

Cape Verdiem Pedagogical Museum, IADIS – International Association for Development of Information Society,  Internacional Conference, WWW Internet 2007, Vila Real, 5- 8 de outubro de 2007.

Avaliação da aprendizagem na imprensa cabo-verdiana. Revista Contacto, 1. Praia: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, 2006, pp. 125-136.

António Nóvoa, Marc Depaepe, Erwin V. Johanningmeier e Diana Soto Arango (Eds) Para uma história da educação colonial (recensão crítica). Revista Contacto, 2. Praia: Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, 2006, pp. 149-162.

O percurso da educação artística no ensino básico em Cabo Verde: uma proposta de formação superior. Conferência Perspectivas da educação artística no ensino básico, Escola Superior de Educação Jean Piaget, Viseu, Portugal,  2005.

Educação – um percurso promissor. Revista Praia Santa Maria, Especial 27 anos de Independência, Revista da Câmara Municipal da Praia, 2002, pp. 26 e 27.

A escola mais perto do aluno. Revista Educação, Boletim Informativo do Ministério da Educação e do Desporto, 1994, pp. 10 e 11.

Ensino básico – monodocência garante um ensino de qualidade. Revista Educação, Boletim Informativo do Ministério da Educação e do Desporto, 1994, pp. 21.